A contratação de empresa de SEO deve estar baseada na capacidade da empresa de transformar a forma como a marca, produtos e serviços são apresentados na internet. O envolvimento da empresa com outros setores, situações particulares do segmento de atuação e até mesmo a cultura da empresa é muito importante.

Vamos listar abaixo 5 maiores benefícios na a contratação de empresa de SEO especializada.

1 – O SEO melhora o website

Uma empresa de SEO é pela própria definição uma empresa especializada na preparação do website e na tutoria de conteúdo de acordo com o Google. Existe uma discussão no meio do Marketing Digital de quantas diretrizes existem para a análise de um website no Google, e quais diretrizes são as mais relevantes e que devem ser levadas em consideração.

2 – Uma empresa de SEO tem experiência

A empresa de SEO reúne nos profissionais que atendem a empresa vários anos de experiência em comunicação, marketing, estratégia, análise de dados e habilidade para estudo do mercado de atuação das empresas clientes. Já passou pela maioria dos problemas que podem ocorrer em uma projeto de SEO para empresas B2B, varejo e nichos específicos. Esse portfólio de experiências e casos passa imediatamente a ser aplicado no projeto de novos clientes.

3 – Foco nos Resultados

O foco principal da empresa de SEO é abrir oportunidades de negócio até então inatingíveis antes da exposição gerada no Google pelo SEO. A qualidade dos leads (contatos) que chegam através do SEO são muito importantes, e por isso que a empresa de SEO deve aplicar táticas de seleção e exclusão de palavras chave. Quanto maior a qualidade do lead, melhor será o resultado de venda e faturamento da empresa.

4 – Terceirização do serviço de SEO é a melhor decisão para a empresa

A vantagem de terceirização do serviço de SEO para as empresas começa pelo fato de que um profissional de Marketing Digital e SEO no mercado representa um alto custo para a empresa. A remuneração de um Gerente de Marketing Digital na Região Metropolitana de Campinas é de R$ 18.000,00 (salário sem encargos), o cargo de coordenador pode pagar até R$ 16.000,00. O Gerente ou Coordenador de Marketing Digital vai precisar de ferramentas de trabalho, ou seja, requer a contratação de serviços ou ferramentas que vão auxiliar na medição de controle dos KPI’s relacionados ao Marketing Digital.

 5 – Ações que vão além do posicionamento do Google

A empresa de SEO e marketing digital impacta várias outras áreas da empresa e desencadeia uma série de melhorias internas. O fato se baseia no volume de leads e contatos direcionados ao Departamento comercial, por exemplo, que precisa estar preparado para lidar com a demanda e como receber esses novos clientes mantendo uma taxa de conversão (venda) alta. A imagem da empresa será exposta, fachada, escritórios, colaboradores, instalações, produtos, serviços prestados; a preocupação com a estética, segurança interna e adequação a Certificações de Qualidade passa a ser primordial após a exposição da marca. Além dos aspectos de processos internos de qualidade, logística e treinamento de colaboradores.

Como escolher uma empresa de SEO?

É possível citar aqui certamente mais do que 5 benefícios para a contratação de uma empresa de SEO, mas como escolher a empresa de SEO que poderá trazer a maioria desses benefícios?

O primeiro critério é descobrir se a empresa de SEO lidera ou liderou projetos de marketing digital e posicionamento no Google para empresas que tem o mesmo modelo comercial, B2B ou B2C. É uma questão importante, pois as estrategias e táticas são diferentes para o varejo (venda direta) ou atacado (venda para outras empresas).

Durante a reunião de apresentação tente determinar qual será o foco da empresa de SEO. A empresa está interessada somente no budget (orçamento) que a empresa destina ao Marketing Digital por ano, ou está mais interessada em saber como anda o faturamento atual da empresa e qual é o objetivo para o próximo período.

Uma empresa que se interessa em resultados concretos é mais preferível do que uma empresa ou agência que somente olha no quanto o cliente tem para “gastar” com marketing digital. Marketing Digital e SEO são investimentos, exige preparo, estudo, definição de ações, medição e ajuste de táticas, será que a empresa de SEO prospectada tem essas habilidades? Os gestores da empresa sabem muito bem calcular o ROI de um investimento (seja qual for), no projeto de Marketing Digital o ROI é um KPI que se deve levar em consideração.