O SEO e Marketing Digital podem ser deixados a cargo de qualquer empresa de SEO, afinal de contas o Gestor de Marketing tem mais o que fazer, certo? Errado! Mesmo que a empresa tome a decisão de terceirizar o serviço de SEO e Marketing Digital, é imperativo que o Gestor de Marketing dedique algum tempo para aprender sobre SEO.
SEO black hat é um conjunto de táticas e técnicas usadas para aumentar o ranking de um site ou página nos mecanismos de pesquisa por meios que violam os termos de serviço dos mecanismos de pesquisa.
Os Gestores de Marketing estão ocupados demais com os afazeres do dia-a-dia que preferem pagar uma empresa para fazer o trabalho chato de posicionamento do site no Google. Abaixo estão algumas boas razões para aprender sobre SEO:
Existem muitas empresas de SEO que utilizam boas práticas e fazem um trabalho fenomenal no planejamento de SEO. Por outro, lado existem também os gurus do marketing digital e empresas de SEO que fazem uso de SPAM, compra de Back links em site da Europa com reputação duvidosa, que estão apenas procurando ganhar dinheiro rápido e fácil sem nenhum compromisso com os impactos a longo prazo que estas ações possam ter no website dos clientes.
Se o Gestor de Marketing ou responsável pelo site não aprender SEO por conta própria (pelo menos o suficiente para entender o que é e o que não é aprovado pelas Diretrizes para webmasters do Google), o website da empresa estará em posição de vulnerabilidade. Como saber se os conselhos que sua empresa de SEO está dando são maus conselhos? Obviamente, não é necessário se tornar um especialista, mas convém aprender o suficiente para poder observar indicadores ruins, caso surjam. É inaceitável que a empresa sofra penalidades do Google com seis meses de projeto, porque a empresa de SEO se envolve em táticas de SEO Black Hat sem que o responsável pelo website saiba disso.
Mesmo com a contratação de uma empresa confiável que não pratica técnicas de Black hat, inda é preciso falar o “mesmo idioma” do prestador do serviço para poder entender melhor o processo geral do SEO. O projeto terá muito mais sucesso se um relacionamento de parceria com a empresa de SEO for estabelecido; isso torna o projeto muito mais claro e eficiente. O responsável pelo website poderá criar condições favoráveis para que a empresa de SEO faça o que deve ser feito, sem obstáculos.
Outro aspecto importante de um relacionamento de parceria com a empresa de SEO é que fica mais fácil explicar o Planejamento Estratégico de Marketing da empresa, no qual a empresa de SEO deve se encaixar como uma engrenagem e contribuir para a conquista dos objetivos para o período. O prestador de serviço de SEO não pode ficar no nível do “achismo” em relação ao plano estratégico da empresa para o mercado em que atua, as metas devem ser bem claras e as expectativas realistas.
Quando o responsável pelo website aprende SEO por conta própria, melhora o retorno do investimento em serviço de SEO. O Gestor de Marketing ou responsável pelo website está na empresa todos os dias e tem condições de passar informações valiosas para a empresa de SEO, pode ser o que falta para conseguir mais uma posição de destaque nas buscas e atrair mais negócios.
Estas e outras ações garantem que o retorno do investimento na terceirização do serviço de SEO seja garantido.
Empresas que ainda estão em processo de evolução de um modelo “familiar” para o Corporativo podem encontrar dificuldades em entender os impactos positivos da prestação de serviço de SEO. Os Diretores Empresas com essas características tendem a ser mais centralizadores e acabam interferindo no processo por entenderem que “tudo tem que passar por eles antes da tomada de decisão”.
Este tipo de ambiente corporativo pode limitar a ação do responsável pelo site e por consequência, o mal aproveitamento do potencial da empresa prestadora de serviço de SEO. O projeto pode ser cortado por uma questão cultural que afeta os procedimentos internos de tomada de decisão da empresa; com resultados negativos em vendas, faturamento e na saúde financeira da empresa.