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Inteligência Artificial aplicada nos resultados de busca do Google

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Inteligência artificial é a capacidade de um computador ou robô de executar tarefas comumente associadas a seres inteligentes. Esta é a definição básica sobre inteligência artificial oferecida pela Enciclopédia Britânica.

Segundo essa mesma definição a Inteligência Artificial está ligada a projetos de desenvolvimento de sistemas que possuem “processos intelectuais” parecidos com o dos seres humanos, por exemplo, a capacidade de raciocinar, armazenar experiências e usar esta informação em ações futuras (aprendizagem).

Dos anos 40 até a Inteligência Artificial do Google

Um longo caminho foi percorrido entre a criação do primeiro computador digital nos anos 40 até a famosa ligação da Duplex do Google que pode resolver tarefas do dia-a-dia fazendo ligações como um ser humano. A Inteligência artificial aplicada a computadores podem ser programados para tarefas muito complexas como resolver teoremas matemáticos ou jogar Xadrez.

Um bom tempo ainda até sistemas complexos possam imitar ou emular ações humanas com perfeição e chegarmos a estágios de interação Homem x Maquina retratados em filmes de ficções científicas. Porém o google já usa a inteligência Artificial em muitas funções:

  • Armazenamento de imagens: identificação de imagens sem o uso de nomenclatura ou tags;
  • Legendas no Youtube: as legendas são geradas por um sistema de IA que ouve o YouTuber e gera as legendas;
  • Responder e-mails: quando abrimos alguma mensagem no Gmail este é capaz de sugerir respostas rápidas;
  • Segurança: A Inteligência Artificial procura códios maliciosos nos aplicativos da Google Play e barra potenciais ameaças;
  • Traduzir usando a câmera: Com o Google tradutor o usuário aponta a câmera para uma placa de outro idioma e o sistema faz a tradução;
  • Localizador: o localizador registra os pontos de visitação e usa essas informações para programar a próxima viagem.

A Inteligência Artificial nas buscas

A inteligência artificial certamente está aplicada ao algoritmo de busca do Google. O Google usa centenas de fatores de ranqueamento para poder avaliar e posicionar um website nas buscas, seguem 10 dos principais:

  • Conteúdo;
  • Autoridade da Página;
  • Autoridade do Domínio;
  • Trust Rank;
  • Velocidade do website;
  • Responsividade;
  • Certificado de Segurança SSL;
  • Palavra chave no título;
  • Usabilidade;
  • Arquitetura do Site.

A Inteligência Artificial entre suas características está a de registrar e aprender qual é o comportamento de busca do usuário, quando esta aprende que o resultado entregue durante uma busca não foi o melhor ou não aceito pelo usuário este “parâmetro” de busca não é mais repetido.

Este comportamento está ligado ao Deep Learnis ou aprendizado profundo que o Google aplica no reconhecimento da fala e de imagens, ferramentas muito importantes também nas buscas com o surgimento das assistentes Cortana da Microsoft, Siri da Apple e do famoso “OK Google”.

Os primeiros estudos de Deep Learning do Google começaram em 2011. Já em 2012 o Google já havia criado uma rede neural rodando em 16.000 computadores suficientemente inteligente para reconhecer gatos em 10 milhões de imagens.

Na aplicação do SEO em um website são considerados também os meios usados pela inteligência artificial para indexar o conteúdo e fazer as ligações necessárias com outros conteúdos do website e com links externos. Desta maneira o conteúdo do website é indexado de forma mais eficiente dando vantagem a aquele website perante aos concorrentes.

Mashups e mutações de mídia

A Microsoft prevê que as plataformas de mídia digital serão consolidadas para criar novas ofertas de publicidade:

O Display + Native + Search convergirá para criar novas soluções de publicidade on-line que estavam anteriormente em silos.

Descoberta visual

Outra tendência a ser observada, de acordo com a Microsoft, é uma experiência de pesquisa baseada em recursos visuais, em vez de texto e links:

Somos viciados em telas e nossos olhos procuram um novo fator de emoção – um que nos leve além dos links e do texto e seja alimentado por imagens … Quão fácil seria se você tirasse uma foto de algo que deseja, em vez de tentar procurá-lo usando palavras?

Veja o relatório completo da Microsoft aqui: Tendências que vão definir a próxima década

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