As buscas no Google são processadas pela inteligência artificial que responde a um comando específico, se você não encontrou o que precisa a culpa é sua. Os milhares de computadores do Google se esforçam ao máximo para entregar sempre o melhor resultado, ou o resultado mais relevante à sua busca.
Existem truques ou comandos específicos que podem ajudar a usar melhor o buscador ou direcionar as buscas especificamente para aquilo que você precisa, ou até mesmo excluir dos resultados palavras e resultados indesejados.
Reunimos algumas dicas interessantes que esperamos possam lhe ajudar no dia-adia:
Quando usamos aspas na busca do Google estamos solicitando que o buscador nos entreguem links e paginas que contém exatamente aquelas mesmas palavras e naquela sequência, portanto, preste atenção nas palavras que estão entre as aspas para não receber resultados que não vão te ajudar.
Use asteriscos nas buscas para indicar palavras variáveis ou palavras desconhecidas. Isso ajuda na procura da letra de uma musica que você não entendeu muito bem a cantoria.
O campo de Busca do Google já é uma calculadora potente, escreva a equação e ele trará o resultado. Serve também para conversão de moedas, exemplo: “200 dólares” trás a cotação do dia da moeda americana ou qualquer outra especificada na busca.
Existem diferentes sistemas métricos e de medida de peso no mundo, escreva no campo de busca do Google o que quer converter e o resultado é mostrado. Exemplo: “300 quilômetros em milhas” ou “600 quilos em libras”, e assim por diante.
É possível buscar palavras específicas que estão nos títulos de páginas, postagens ou domínios adicionando antes da palavra “intitle”. Exemplo: intitle cromatografia.
Para ter uma lista de todas as páginas de um website basta colocar “site:” e o endereço do website. Exemplo: site:nike.com.br
Para buscar uma palavra específica dentro de um website basta colocar a palavra “site:” o endereço do website e a palavra a ser buscada. Exemplo: site:nike.com.br chuteira
Para excluir itens de busca basta adicionar o sinal de “-” antes da palavra. Assim essa palavra fica negativada da busca e não aparece nos resultados. Exemplo: camisa de futebol -palmeiras.
Este comando no entanto não impede a entrega de links patrocinados ou do Google Shopping, portanto você poderá ver nesta busca de exemplo ofertas de camisas do Palmeiras.
Na busca por imagens selecione “imagens” no buscador e clique na maquina fotográfica, faça o upload da foto e o Google lhe entregará resultados com essa mesma imagem ou parecidas.
Digamos que você precisa de uma imagem em um formato específico, por exemplo JPG. Coloque a palavra chave seguida da extensão de arquivo. Exemplo pássaro azul.jpg
A muito tempo que o Google se tornou mais do que um simples buscador, as buscas no Google estão cada vez mais direcionadas para o comportamento do usuário. Através da inteligência artificial as buscas no Google ficam cada vez mais rápidas e passam a não entregar mais resultados que o usuário não “aprova”.
Por isso que as técnicas de SEO são cada vez mais importantes para empresas que querem ser encontradas nas buscas orgânicas e gerar credibilidade junto ao seu público alvo. Ouve muito que o Google vai dominar o mundo, podemos afirmar que: falta pouco.