O Google está possibilitando aos usuários do iPhone realizar pesquisas por meio do assistente de voz Siri a bordo. Uma atualização do aplicativo do Google para iOS permite a comunicação com a Siri por meio do aplicativo Atalhos da Apple.

Os atalhos já vêm pré-instalados em novos iPhones e também estão disponíveis para download gratuito na App Store. Uma das coisas que os usuários podem fazer com os atalhos é criar comandos de voz personalizados. Os comandos de voz podem ser usados para acionar aplicativos compatíveis para executar ações específicas.

Por exemplo, o Siri agora pode acionar o aplicativo do Google para realizar uma pesquisa com o comando “Hey Siri, pesquise no Google por [palavra-chave]”.

Veja como configurá-lo.

Configurando um atalho Siri para o Google App

Existem apenas algumas etapas simples para configurar um atalho Siri. Primeiro, verifique se você atualizou seu aplicativo do Google para a versão mais recente.

Em seguida, abra o aplicativo Atalhos e toque na opção para criar um novo atalho.

Google permite que usuários de iPhone conduzir pesquisas pela Siri

Depois de tocar em Criar atalho, toque em + Adicionar ação

Criando um novo atalho

Você terá a opção de escolher uma das ações disponíveis em aplicativos compatíveis. Para facilitar, basta digitar “Google” na barra de pesquisa e selecione o Google Search App.

APP pasta no Iphone

Google permite que usuários do iPhone realizem pesquisas com a Siri

Alguns aplicativos têm várias ações para escolher. O aplicativo do Google oferece apenas uma ação, que é realizar uma pesquisa com o Google.

Personalize o comando de voz para esta ação digitando o que quiser na caixa de texto fornecida. Na imagem abaixo, você pode ver que usei o simples comando “Pesquisar no Google”.

Ajustando o comando de voz

Google permite que usuários do iPhone realizem pesquisas com a Siri

Selecione Concluído e pronto – você terminou. Agora você pode facilmente realizar uma pesquisa no Google em seu iPhone dizendo “Hey Siri, pesquise no Google por …”

Por fim, há uma solução para aqueles que não estão satisfeitos com os resultados de pesquisa fornecidos pela Siri. A única desvantagem desse novo método de pesquisa, no entanto, é que a Siri não poderá ler a resposta para você.