Marketing Digital e Marketing Convencional são dois nomes da mesma coisa, a duas definições de marketing se fundiram a muito tempo e hoje são a mesma disciplina. Não tem como falar de Marketing sem falar no Digital e as diretrizes e técnicas do Marketing de Kotler ainda permanecem. Esquecer os fundamentos do Marketing é um engano.

”O marketing e a publicidade online também mudaram muito. Agora a empresa já não pode comunicar, ela deve aprender a interagir. A publicidade deixou de ser uma via de mão única, onde a empresa emite uma mensagem que o consumidor recebe. Como a Internet é feita de pessoas, a publicidade se tornou o relacionamento entre pessoas da empresa e as pessoas que são consumidores.”

A diferença que podemos destacar entre o Marketing Digital e o Marketing Convencional, é que o Digital oferece mais canais de comunicação e ferramentas de medição de resultados, andamento das campanhas ou qualquer outra ação tomando como base o site da empresa entre outras fontes.

O Marketing Digital corresponde a todas as boas práticas e técnicas usadas para as mídias convencionais (rádio, tv, jornal), só que usando agora as ferramentas e possibilidades da internet.

É possível manipular os resultados de busca no Marketing Digital?

Não há como enganar os mecanismos de busca e tirar “vantagem em tudo”. A transparência e a seriedade como as técnicas de SEO são percebidas pelos mecanismos de busca coloca todas as empresas grandes, médias ou pequenas em situação de igualdade.

É possível pagar para ficar na primeira página do Google?

Sim, chama-se “Links Patrocinados do Google”, o que não tem nada haver com as técnicas de SEO. Trata-se da compra de créditos para que a sua empresa apareça no topo da página por determinado tempo até que os créditos se esgotem.

Existem também técnicas obscuras de SEO que podem ser arriscadas. O SEO Black Hat, que não detalharemos aqui, usa técnicas não convencionais que forçam a subida dos links do site para a primeira página do Google, se detectados pelos mecanismos de busca o website pode sofrer penalidades e desaparecer das buscas.

Segundo pesquisas recentes, 75% das pessoas clicam nas buscas orgânicas do Google, pois acreditam que estas sejam mais relevantes e trazem mais conteúdo para o que procuram. Nada impede que as duas ações (SEO e Adwords) façam parte do mesmo planejamento estratégico de marketing digital.

Marketing Digital não é magica, é trabalho!

Em qualquer atividade profissional o resultado é a consequência de estratégia bem elaborada e muito trabalho na sua execução. Essa premissa não é diferente quando falamos de SEO e Marketing Digital, o trabalho implica em elaboração de minucioso planejamento estudando o segmento de mercado da empresa, seu publico alvo, hábitos de busca, compra e formas de relacionamento.

Outro fator importante nesse caminho para o sucesso é a arquitetura do website; que é o centro de todas as estratégias de marketing digital. O website de uma empresa deve ser planejado com a missão de atender aos dois principais espectadores: os mecanismos de busca e o seu publico alvo.