Que o WordPress é o melhor CMS para SEO já é consenso entre as empresas e os profissionais que trabalham com posicionamento no Google. Desde o lançamento em 2003, o WordPress não para de evoluir e crescer em popularidade, a versão 5.3 (lançada em 12 de novembro de 2019) já teve 8.088, 611 downloads! O WordPress serve de plataforma para 34% dos websites da internet.

Então, quais são as razões por trás da popularidade deste sistema de gerenciamento de conteúdo, e por que o WordPress é o melhor CMS para SEO?

O WordPress é o melhor CMS para SEO

1) WordPress se concentra na experiência do usuário

Os temas e plugins do WordPress trabalham juntos para tornar os websites profissionais, amigáveis ​​e atraentes. O resultado disso é que os usuários ficam mais tempo, diminuindo a taxa de rejeição geral do site. Outra vantagem é que o Google recompensa os websites que oferecem uma ótima experiência ao usuário.

2. WordPress permite criar links permanentes atraentes

Com o WordPress é fácil editar o link permanente do website. Esta facilidade permite que as urls do site sejam amigáveis, sem códigos ou textos confusos para os usuários e para os robôs do Google. Desta maneira é possível conectar a palavra chave com o título da página, post ou produto. O link permanente além de atender as diretrizes do Google, se torna informativo e organizado ajudando a navegação do usuário.

3. WordPress facilita a gestão de metadados

Os títulos e metadados de SEO melhoram a maneira como os mecanismos de pesquisa interpretam a relevância do website. Os metadados informam aos rastreadores do mecanismo de pesquisa que ajudam a entender o que são as páginas da web. Quando palavras-chave relevantes são adicionados aos metadados, o website se fortalece e potencializa a classificado por essas palavras-chave. Um dos plugins para o WordPress mais populares para adicionar metadados em todas as postagens e páginas do website é o Yoast SEO.

4. Otimização de imagens para SEO é simples no WordPress

As imagens são essenciais para as postagens no blog ou mesmo em páginas institucionais do website. As imagens dividem o texto em sessões tornando mais agradável a leitura. Além da ilustração do conteúdo ou servir de elemento visual para complementar o texto, as imagens são elementos importantes na estratégia de SEO.

O WordPress permite criar texto alternativo para cada imagem usada no website. Significa que é possível inserir palavras-chave importantes como descrição da imagem que serão indexadas pelo Google. Existem plugins que permitem a criação do texto alternativo e até diminuir o peso das imagens para que o website abra rapidamente.

5. Websites em WordPress bem dimensionados são velozes no mobile ou no Desktop

A velocidade da página é um fator de classificação importante para o Google na pesquisa para celular. Portanto, se o website for lento, derruba a audiência e reduz os SERPs do Google.  Podem ser aplicados plugins para WordPress que agem para melhorar a velocidade do site. Exemplos:

  • ShortPixel Image Optimizer plug-in pode comprimir documentos PDF e imagens anteriores para acelerar o tempo de carregamento do website.
  • WPOptimize plugin armazena em cache o website, limpa o banco de dados e compacta imagens para carregamento mais rápido.

6. WordPress é otimizado para usuários móveis

O uso os dispositivos móveis cresceu rapidamente nos últimos anos, de 16,2% em 2013 para 52,18%, aumento de 222% em apenas 5 anos de acordo com dados da empresa BroadbandSearch

Para qualquer empresa que busca relevância nas buscas do Google no segmento onde atua, é imperativo que o website esteja otimizado para os dispositivos móveis. Uma das facilidades do WordPress é que a grande maioria dos temas já está otimizado para os dispositivos móveis.

7. O WordPress ajuda a integrar sua campanha às mídias sociais

É incontestável a influência que as redes sociais exercem no público alvo, as redes sociais servem como faróis para a propagação do conteúdo do website e é uma das melhores plataformas para fortalecimento da marca da empresa. O sucesso de uma campanha nas redes sociais pode indiretamente melhorar a classificação em SEO. A mídia social deve ser considerada no planejamento de marketing digital e o WordPress oferece a facilidade de criação de botões para o compartilhamento rápido do conteúdo.

8. WordPress possui plugins incríveis criados especificamente para SEO

O uso do WordPress potencializa a classificação alta de websites, ainda mais quando os plugins corretos são usados:

Yoast SEO

O Yoast SEO teve milhões de downloads em todo o mundo pela capacidade de simplificação da otimização de websites, mesmo para as pessoas com pouco conhecimento em tecnologia ou programação.

Como o Yoast SEO pode ajudar:

  • Otimizar o conteúdo que você escreve com a palavra-chave focus;
  • Ajuda na criação de conteúdo legível para humanos e robôs do Google;
  • Fornece o título de SEO e o modelo de meta descrição;
  • O Yoast SEO oferece aos usuários assinantes da edição Premium suporte total sempre que necessário.
Google XML Site Maps

O Google XML Site Maps auxilia na criação de mapas XML. O mapa do website facilita para que a estrutura do site seja entendida pelos rastreadores do Google. A cada nova postagem ou conteúdo novo inserido no website, o plugin notifica os mecanismos de busca.

Google Analytics by Monster Insights

O plug-in Google Analytics do WordPress é descrito como “fácil” e “poderoso”:

  • Você não precisa sair do painel do WordPress para ver seus relatórios do Google Analytics;
  • Você pode estudar quais páginas se destacam no seu site com estatísticas detalhadas;
  • Você pode ver quantos cliques seus banners, links afiliados e links externos obtêm;
  • A coisa bonita sobre os plugins de SEO para WordPress? Você nunca precisa tocar nem mesmo uma linha de código.

9. É fácil integrar o WordPress com outras ferramentas do Google e softwares

Todos conhecem a facilidade de integração do WordPress ao Google Analytics e Yoast. Estas não são as únicas ferramentas de software possíveis de uso com o WordPress:

  • ConvertKit (para campanhas de email, páginas de entrada e formulários);
  • Sucuri (um dos melhores softwares de segurança);
  • G Suite (para seus documentos, planilhas e e-mails).

Com essas ferramentas funcionando no website é possível aumentar o engajamento e consequentemente a classificação no SEO.

10. WordPress possui temas compatíveis com SEO

Palavras-chave e metadados não são os únicos componentes que os robôs do Google examinam quanto à relevância do website; O design é outro fator importante na classificação. É importante escolher um bom tema e mantê-lo sempre atualizado e que seja compatível com as diretrizes do Google.

Quais outros CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) existem e qual a abrangência de cada um na internet. Segue uma lista das 18 principais plataformas:

  1. WordPress – 45%
  2. MediaWiki – 9%
  3. Drupal – 8%
  4. Adobe Experience Manager – 4%
  5. Ruby on Rails – 4%
  6. ATG Web Commerce – 1%
  7. SiteCore – < 1%
  8. HubSpot – < 1%
  9. Magento < 1%
  10.  Squarespace < 1%
  11. Shopify < 1%
  12. Liferay < 1%
  13. Django Framework < 1%
  14. Joomla < 1%
  15. Laravel < 1%
  16. Brighspot < 1%
  17. Adobe Dreamweaver < 1%
  18. Salesforce Commerce Cloud < 1%

Entre em contato para entender melhor porque o WordPress é o melhor CMS para SEO e como pode ser aplicado no website da sua empresa para atrair mais negócios.