O posicionamento no Google começa a impactar as vendas das empresas em 60 dias quando começa atingir um nível satisfatório de exposição dos links e da marca nas buscas orgânicas do Google. A previsão de 60 dias pode variar para mais ou para menos conforme o nível de concorrência no segmento de atuação da empresa.

A consultoria McKinsey publicou dados de uma pesquisa sobre a Maturidade do Marketing Digital no Brasil com participação de mais de 70 empresas do setores:

  • Automotivo;Posicionamento no Google e a Maturidade do Marketing Digital no Brasil
  • Serviços Financeiros;
  • Materiais Básicos,
  • Químico,
  • Agricultura e Energia;
  • Bens de Consumo;
  • Farmacêutico;
  • Varejo;
  • Tecnologia,
  • Telecomunicações e Mídia;
  • Turismo e Hospitalidade;
  • Serviços.

A primeira conclusão da pesquisa é que existe uma disparidade no grau de conectividade do brasileiro comparado com o norte-americano. O brasileiro passa em média  9 horas conectado contra 6 horas do norte-americano. A segunda conclusão está na forma como as empresas praticam o Marketing Digital e disputam essa audiência que é mais do que 1/3 do dia.

As empresas que participaram da pesquisa responderam a um questionário com 54 questões e ao final atribuíram a si mesmas notas de 1 a 5 referente a quatro dimensões do Marketing Digital:

  • Processos;
  • Pessoas e Cultura;
  • Dados e Tecnologia;
  • Investimento e Mensuração
  • Jornada e Experiência.

O Brasil é o maior e mais próspero país da America Latina na atualidade e com o maior investimento em Marketing Digital: 24,4% do total de mídia, contra 43,5% da média global. Com dois terços da população conectada, 80% das empresas ainda estão nos estágios iniciais do Marketing Digital: 23% são iniciantes e 57% são emergentes.

Posicionamento no Google é relevante para a empresa

A relevância ficou clara na pesquisa mostrada acima e comprova que poucas empresas estão atuando de forma estratégica na internet. O estágio inicial de maturidade na internet significa que a empresa tem um website, porém é usado como se fosse um catálogo online.

As redes sociais estão somente para servir como um espelho do RH ou Departamento pessoal para a divulgação dos dias comemorativos relacionados ao setor da empresa, aniversários, comemorações, Festas de final de ano, etc. Não há envolvimento qualquer com o público alvo, não cativa, não presta serviço algum e não divulga o conteúdo do website, porque não há conteúdo a ser divulgado.

A cultura da empresa influencia muito na forma como o Marketing Digital é usado e a evolução do nível de maturidade da empresa em relação ao assunto. Empresas com perfil mais arrojado e que entendem que o Marketing Digital é dinâmico e depende de tomada de decisões baseadas em fatos e não em “achismos” tendem a evoluir de forma mais rápida e colhem primeiro os frutos.

O retorno do investimento com Posicionamento no Google é garantido

A exposição da marca da empresa e do portfólio de produtos e serviços gera a entrada de leads e ocupa o Departamento Comercial com uma nova demanda até então desconhecida. A conversão das vendas depende de outros fatores que vão além da gestão do Marketing Digital: preço em relação ao mercado, prazos de pagamento, disponibilidade, politica comercial da concorrência, produtos paralelos, questões fiscais, etc.

É fato que as vendas irão aumentar e o investimento no posicionamento no Google é justificado; das empresas que conseguem aplicar o SEO de forma correta conseguem aumentar as vendas em média 25% no período de 12 meses de campanha.

Posicionamento no Google e a Maturidade do Marketing Digita organização

O SEO ou posicionamento no Google para muitos empresários está envolto em mistério e é confundido com o TI, que é especialista em computadores e redes internas, portanto, também entende de internet e vai “colocar” o site no Google. Este é um assunto do Departamento de Marketing que usa esse recurso ou disciplina para impactar o publico alvo da empresa.

O SEO é uma prática efetiva de atração de leads (contatos) qualificados devido ao modelo do canal de comunicação. O canal de comunicação, obviamente, é a ferramenta de busca mais usada no planeta que concentra 97% do tráfego de busca do mundo, o Google reúne em uma única plataforma os modelos de mídia: Ativo e Passivo:

  • Ativo: quando é oferecido ao usuário ou audiência a propaganda da empresa em banners e colunas em portais e websites parceiros do Google: Mídia Display
  • Passivo: quando o usuário faz uma solicitação por palavra chave no buscador e é oferecido opções de conteúdo patrocinado e orgânico na forma de links.

O SEO atua especificamente no modelo passivo Orgânico, prepara o website, conteúdo e organização de acordo com as diretrizes do Google para que os links de empresas sejam expostos na primeira página, e que naturalmente, recebem mais cliques dos que estão na segunda página em diante.