O SEO é a habilidade número 1 da lista de “Hard Skills” entre as tendências mais importantes de marketing para a próxima década. O estudo “2020 Vision: Trends to define the next decade.“ foi publicado em 30 de janeiro. Logo em seguida vem a Análise de dados, confira a lista:
A Otimização para os mecanismos de busca ou SEO figura no topo de uma lista de habilidades importantes para os profissionais de marketing na próxima década
Os dados do estudo são baseados em uma pesquisa do LinkedIn realizada pela Microsoft com 600 participantes globais de marketing sênior. De acordo com os resultados da pesquisa, as habilidades mais importantes para os profissionais de marketing na década de 2020 são as seguintes:
Habilidades interpessoais:
É fato que o SEO e Análise de Dados praticamente andam de mãos dadas, a interpretação dos dados é necessária para medir o sucesso de uma campanha. Adicionar uma habilidade como Análise Comportamental pode ser o próximo passo, pois ajudará a entender não apenas o que os usuários estão fazendo, por que estão fazendo isso.
A Automação entra em jogo até certo ponto no SEO. Os sites precisam de conteúdo textual para classificar nos resultados da pesquisa, e boas habilidades de redação podem fazer a diferença entre um usuário permanecer no site ou abandoná-lo.
Aqui estão algumas outras informações do relatório da Microsoft relacionadas especificamente ao marketing de pesquisa.
A Microsoft sugere que possa surgir uma nova forma de publicidade de pesquisa que não direcione os usuários para as páginas da Web:
Pense em um anúncio interativo solicitando que você“ Escolha sua própria aventura ”e responda com interação adicional ou na próxima etapa com base em sua escolha. Na pesquisa, esse tipo de interação pode começar a substituir a prática de clicar em uma página da Web ou em um download de conteúdo.
A Microsoft prevê que as plataformas de mídia digital serão consolidadas para criar novas ofertas de publicidade:
O Display + Native + Search convergirá para criar novas soluções de publicidade on-line que estavam anteriormente em silos.
Outra tendência a ser observada, de acordo com a Microsoft, é uma experiência de pesquisa baseada em recursos visuais, em vez de texto e links:
Somos viciados em telas e nossos olhos procuram um novo fator de emoção – um que nos leve além dos links e do texto e seja alimentado por imagens … Quão fácil seria se você tirasse uma foto de algo que deseja, em vez de tentar procurá-lo usando palavras?
Veja o relatório completo da Microsoft aqui: Tendências que vão definir a próxima década