O SEO é uma das disciplinas do marketing digital que mais gera retorno para empresas do setor B2B, não só pela exposição, mas pela reputação atribuída a marca por estar na primeira página do Google.

Se a sua empresa tem um website ativo na internet o SEO deve ser uma das estratégias adotadas para o marketing digital. Para compor um planejamento de marketing digital eficiente outras ações devem estar integradas ao esforço de marketing digital. Os resultados com o SEO aparecem a longo prazo e são mais duradouros, porém é importante considerar que a empresa não deve esperar pelo posicionamento orgânico, existem outras ações a serem consideradas junto com o SEO:

Google Ads ou Links Patrocinados

Considerando o cenário mais optimista de todos, as ações de SEO colocam todas as palavras chave principais na primeira página do Google em tempo record. No entanto, não estamos nesse mundo perfeito, podemos fazer o uso de links patrocinados para já garantir posicionamento na primeira página do Google e já começar a gerar leads. O uso do SEO combinado com Links patrocinados é altamente recomendado devido ao fato de que um website otimizado para o Google obtêm melhores resultados devido a qualidade das páginas, conteúdo e links; com o passar do tempo o SEO vai tomando força e os links passar a ser usados em ações estratégicas para a marca.

Anúncio em Banners

Existem duas maneiras de fazer propagando em outros websites. A primeira é a compra de espaço publicitário em website específico do mercado de atuação da empresa no qual concentra audiência do público alvo, além de atrair leads qualificados a presença nos banners traz força a marca. A segunda é investir em campanhas de remarketing usando o próprio Google que distribui o banner em websites parceiros da plataforma; nesta modalidade o banner é exibido para os usuários que já mostraram interesse pela empresa e acessaram o website na busca de informações. O sistema do Google identifica através de cookies que aquele usuário acessou o site da empresa e exibe novamente para ele os anúncios em banners. É o que chamamos de “seguir o cliente”.

Anúncio em Redes Sociais

Não importa o público alvo da empresa, tenha certeza que o potenciais compradores estão nas redes sociais. Como já sabemos o alcance orgânico de conteúdo nas redes sociais é muito baixo, para obter resultados satisfatórios é necessário investir em campanhas de mídia nas redes sociais. A vantagem é que as plataformas oferecem ferramentas muito precisas para que o anuncio seja exibido para o perfil certo do consumidor ou público alvo.

Email Marketing

É certo afirmar que os resultados nas campanhas de e-mail marketing não apresentam resultados imediatos, mas funciona. As campanhas de e-mail marketing podem enviar informativos com o conteúdo do website para usuários já cadastrados com o objetivo de fidelização desse público e reforço de marca. É importante também a empresa pesquisar sobre ferramentas de Inbound Marketing para uso de forma estratégica a lista de contatos da empresa com automações que podem potencializar os resultados de envio de campanhas ou newsletter.

SEO não deve ser a única estratégia aplicada ao website da empresa

SEO + SEM

As opções apresentadas acima nada interferem no posicionamento orgânico da empresa no Google, porém são ferramentas importantes para fortalecimento da marca e distribuição do conteúdo do website na busca de novos contatos.

O Mix de Marketing Digital deve estar alinhado com os objetivos comerciais e de mercado da empresa no segmento B2B.