O WordPress 5.5 promete que trará expansão de recursos que inclui atualização automática do sistema de gerenciamento de conteúdo para temas e plugins.

A versão atual do WordPress traz atualização automática somente para o núcleo do CMS, a nova versão WordPress 5.5 estiver estabilizada e lançada para todos as atualizações para temas e plugins poderão ser configuradas para o modo automático.

A expansão de funcionalidades para as atualizações automáticas para temas e plugins deve estar relacionada a segurança. Websites em WordPress mal gerenciados não acompanham as atualizações necessárias.

Plugins são explorados por hackers para invasão de websites em WordPress se aproveitando de vulnerabilidades, um plugin desatualizado é perfeito para entregar o controle para pessoas mal intencionadas.

As empresas que usam websites em WordPress que não tem profissionais ou empresas terceirizadas competentes que realizam a manutenção do website de forma eficiente estão expostas a ataques e correm até o risco de perder o website. É importante não confundir a negligência com a vulnerabilidade de websites que usam a plataforma WordPress. 

WordPress 5.5 prevê atualizações automáticas de Tema e Plugins - SEO

Vulnerabilidades, podem ser evitadas de várias formas e as atualizações rápidas de plugins e temas fazem parte das boas práticas de segurança para websites em wordpress. como essas, podem ser facilmente corrigidas com uma atualização rápida. O problema é que muitos proprietários de sites instalam plugins e temas e esquecem de atualizá-los.

Quando o WordPress 5.5 for lançado, os proprietários do site podem, teoricamente, instalar plug-ins, esquecê-los e permanecer seguros, porque os plugins serão atualizados automaticamente.

Funcionalidade parecida está disponível desde fevereiro de 2020 através de um plugin específico lançado pela equipe oficial do WordPress, porém, o usuário deve ter muito cuidado, o plugin ainda está rodando na versão beta.

É melhor aguardar o lançamento do WordPress 5.5 que já traz a função de programar as atualizações automáticas. Em bom lembrar que alguns plugins exigem o backup do banco de dados e dos arquivos do website antes das atualizações. Por isso que as atualizações automáticas do WordPress 5.5 serão opcionais e programáveis.